23/02/09

Sabedoria Geral

Que vergonha... meu Deus... vejo blogs e blogs de amigos, conhecidos e anónimos, relatando exactamente o que estou a viver. Que descrição! Que expressão! Que forma sábia, simples, filosófica, representativa, global do escrever e descrever. Mais: a "entendida" em filosofia é suposto ser eu... Conhecedora da arte de argumentar, de expressar, de escrever... serei?! Amigos pedem, solicitam palavras minhas, espelho de sentimentos e experiencias vividas. Oh como estão enganados! Amigos: não esperem muito! Antes, se quiserem realmente ler qualidade vejam os blogs http://antonio-muzungu-africa.blogspot.com, http://quemfoibarrabas.blogspot.com, http://myroamingmind.blogspot.com ou mesmo www.ajgyio.blogol.hu. Todos conhecidos e camaradas das mesmas lides! Muitos mais há mas para já ficam estes, embaixadores do projecto, do programa, do sonho, da experiencia, da vida.

É bom, de vez em quando, levar um xuto na arrogancia e escorregar do pedestal da unicidade e idiotice e rir do tanto e quanto enganados estávamos. É engraçado, ao mesmo tempo! Rir de nós proprios, nem todos conseguem. Até para isso é preciso ser especial (e lá voltamos nós ao orgulho intima e egoísta!).

Claro que todos somos diferentes e diferentes são as palavras reflexo dos dias em Africa, na Dinamarca, em Portugal, no Brasil, etc. Em tempos anti rosa, hoje vejo-me escrevedora de palavras e reacções rosa; aliás, rosa, laranja, amarelo, oh como gosto do amarelo! Sou preto, sou branco, não sou cinzento mas mais Boavista! (e eis que entra o Futebol!)
Mais aqui do que nunca sinto atracção pelas cores, pela bijutaria, pela vaidade! Verdade, ao contrário da Dinamarca, em África sinto necessidade de estar feminina. Estranho, eu sei, e não pensem as mentes perversas que anda mouro na costa, que não anda! É dos ares, concerteza! Das comidas, da xima, do amendoim a rodes, da banana, do côco, do abacate, da papaia, do feijão. Dinheiro, esse não abunda; daí os luxos alimentícios serem parcos na variedade e quantidade. Falam das maravilhas do peixe daqui mas pelo que sondei é caro... mesmo para branco; talvez para o próximo mês! Falando em branco e para os que me conhecem e apelidam de albina, dá gosto olhar para mim agora: estou a ficar trigueira!!! Não homogénea mas já dá para fazer o gosto à vista!

Agora, se me dão licença, vou ver mais uma apresentação de uns DI's (Development Instructors) chegados ao termo do seu projecto, um deles tuga, por excelência, de Coruche e filósofo! Até!